Agora com capacidade para receber o dobro de alunos, o Centro de Educação Infantil Casa da Criança, na Rua Venâncio Aires, foi reinaugurada nessa quarta-feira (20), após pelo menos 15 anos esperando por reformas. Com presença de autoridades e da comunidade escolar, a solenidade contou com apresentação da Banda Marcial Manoel Ribas.
A instituição atendia parte dos alunos de maneira improvisada, enquanto outros foram realocados no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac até junho. Porém, cerca de 170 estudantes da etapa do berçário e maternal estavam sem aulas. O telhado da Casa da Criança estava bastante danificado, fazendo com que a chuva alagasse o espaço frequentemente, além do risco de curto-circuito. As obras começaram em janeiro de 2023.
A secretária de Educação, Lúcia Madruga, reforça que, agora, a escola vai dobrar de tamanho, tornando-se uma das maiores escolas de Educação Infantil de Santa Maria.
– É a realização de uma meta traçada quando eu comecei na secretaria, em 2017. Tudo foi pensado com muito carinho e cuidado, desde as cores, para que a criança seja bem recebida e possa se desenvolver. Estamos também finalizando um anexo próximo, porque essa região sempre teve uma demanda reprimida, com cerca de 100 crianças na fila de espera. Agora, vamos sanar isso – destaca Lúcia.
ATENDIMENTO
Elisa Kummer, diretora da escola desde 2020, conta que, para 2024, a expectativa é atender no anexo 120 crianças de 2 e 3 anos em oito turmas, duas em turno integral. No total, serão 620 crianças atendidas na nova Casa da Criança.
– Tanto para professores quanto para pais e crianças, era nosso sonho uma escola colorida, de qualidade e com segurança. Aumentamos quatro salas de aulas e outros espaços multifuncionais, um espaço para ateliê. É o que queremos que as crianças tenham aqui: vivências e memórias desse espaço da Educação Infantil – comenta Elisa.
A estudante Jéssica da Rosa tem dois filhos matriculados na escola, de 3 e 1 ano. No período em que eles não podiam ser atendidos pela Casa da Criança, ela teve que ficar com eles em casa. Mas agora, a expectativa é do melhor atendimento possível. Na reinauguração, os pequenos curtiam o escorregador inflável e a cama elástica instalados na escola para celebrar o novo espaço.
– Lembro que, cada vez que chovia, inundava tudo. Agora, pelo que vi, está bem melhor. Eu moro perto e era inviável colocá-los em outra escola porque não tenho transporte. Levo eles caminhando – relata.